logo6_Prancheta 1

CURSO

ADVOCACIA ANTIGORDOFÓBICA

O primeiro curso de advocacia antigordofóbica do país, ministrado por profissionais de referência na área. 

O Curso

O curso visa qualificar os profissionais, aprimorando o olhar para as questões relativas aos direitos das pessoas gordas, partindo de uma concepção sócio-histórica, ampliando a compreensão sobre políticas públicas, acessibilidade, inclusão, não romantização da obesidade e toda a questão social presente nos diferentes contextos, principalmente com os crescentes casos de violações em redes sociais, preparando, portanto, a sociedade, para atuar de forma mais qualificada na defesa de direitos das pessoas gordas do Brasil.

O principal objetivo é aprofundar a teoria pertinente aos institutos jurídicos humanistas voltados para comunidade gorda, promovendo o estudo e as necessidades dessa comunidade em face das políticas públicas, acessibilidade e inclusão, desde a perspectiva de teorias críticas, com análise dos principais debates e desafios contemporâneos sobre o tema, bem como debater acerca da efetivação dos direitos das pessoas gordas e trazer reflexões a partir de temáticas cotidianas e atuais.

A criação do primeiro curso para Advocacia Antigordofóbica no Brasil tem objetivo de capacitar e humanizar o profissional que irá atuar nesta seara.

Público-alvo

O curso Advocacia Antigordofóbica é voltado para profissionais de diversas áreas que atuam na defesa de direitos das pessoas gordas, como cientistas políticos, acadêmicos, assistentes sociais, advogados, professores, administradores, sociólogos, jornalistas, economistas, profissionais da internet, servidores, magistrados.

Mercado de Atuação

O profissional com atuação antigordofóbica poderá expandir e desenvolver atividades em empresas e organizações, privadas ou públicas, como Prefeituras, Secretarias de Assistência Social, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Escritórios de Advocacia, além de Comissões e Institutos para Promoção e Defesa de Direitos Humanos.

Cronograma

Professores

Malu Jimenez

Filósofa, professora pesquisadora doutora em Cultura Contemporânea UFMT, desenvolve pesquisas, consultorias e cursos voltados à construção de práticas, políticas e programas de valorização e promoção da diversidade como recurso estratégico para o desenvolvimento das instituições e da sociedade. Desenvolve pesquisa financiada pelo CNPQ , no pós doutorado no EICOS em Psicossociologia na UFRJ. Faz parte do corpo docente da Pós em Gestão e Diversidade da PUCMINAS. Presidente do Instituto Diversas, organização feminista que atua para que o direito à vida e ao bem viver seja assegurado a todas as pessoas. É uma das pioneiras na pesquisa e no ativismo antigordofobia no Brasil. Organizadora do I Congresso da Pesquisa Gorda no Brasil. É autora de uma obra de referência sobre o assunto: o livro “Lute Como Uma Gorda”, de 2020, que acaba de chegar à sua segunda edição, e autora principal do livro infantil lute como uma gordinha.

Ives Bittencourt

Homem cisgênero, homossexual, nordestino, gordo, branco, advogado humanista e antidiscriminatório, pós-graduado em direito e processo do trabalho, atual presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/BA, supervisor voluntário do CEJUSC Garibaldi TJ/BA, Mediador Judicial, membro da Comissão de Direitos Humanos do IAB/BA e sócio fundador do escritório Abreu & Bittencourt Advocacia e Consultoria Jurídica.

Convidadas

Naiana Ribeiro

Naiana Ribeiro

Jornalista
Naiana Ribeiro é jornalista, gordoativista, influenciadora e Editora de Homepage no portal iG. Venceu os prêmios Gandhi de Comunicação (2019) e INMA Global Media Awards (2017). Foi finalista nas premiações Newsawards.uk (2018) e no LATAM Digital Media Awards (2017). Já teve reportagem reconhecida pelo Chartbeat no top 100 com maior audiência do mundo. Desde 2012, está envolvida com a área de empoderamento feminino, autoestima e luta contra preconceitos e padrões de beleza - mais especificamente no ativismo gordo. Além de participar de eventos como palestras e aulas compartilhando experiências, também é editora da PLUS, primeiro veículo para mulheres e adolescentes gordas do país.
Thaís Carla

Thaís Carla

Influencer
Dançarina, influenciadora digital, ativista gorda e mãe.
Janaína Brito de Abreu

Janaína Brito de Abreu

Advogada
Mulher cis, Advogada Humanista, Especialista em Direito da Família e Sucessões, Membra do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, Militante na área de Direitos Humanos, especialmente junto a comunidade LBGTQIAPN+, Membra da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/BA, Advogada e Sócia do Abreu & Bittencourt Advocacia e Consultoria Jurídica, empresa que apoia a diversidade e que possui medidas inclusivas.
Mariana Roberto Teixeira Moreira

Mariana Roberto Teixeira Moreira

Advogada
Advogada humanista associada ao Abreu & Bittencourt. Bacharela em Direito pela Univerisdade Católica do Salvador. Comunicóloga com habilitação em Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia. Militante na área dos Direitos Humanos, especialmente no ativismo gordo. Pós-graduanda em Direito Médico, da Saúde e Bioética pela Faculdade Baiana de Direito e Gestão.
Maria Thereza Chehab de Carvalho Melo

Maria Thereza Chehab de Carvalho Melo

Acadêmica
Maria Thereza Chehab de Carvalho Melo é acadêmica na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em Intercâmbio na NOVA School of Law, de Lisboa, Portugal. É coordenadora no Grupo de Estudos Transdisciplinares das Corporalidades Gordas do Brasil. Estagiária jurídica no Tribunal de Justiça de São Paulo. Pesquisadora em diversidade, direitos humanos e direito antidiscriminatório.

© 2022 Todos os direitos reservados.